Bibi Aisha, de 18 anos, a quem o marido cortou o nariz e as orelhas, foi capa da revista “Time” a 1 de Agosto de 2010.
Um retrato da afegã Bibi Aisha ganhou o grande prémio do World Press Photo. A imagem, tirada pela fotógrafa sul-africana Jodi Bieber para a Time (edição de Agosto), venceu o concurso ao trazer para a capa da newsmagazine norte-americana o drama de uma jovem de 18 anos mutilada pelo marido após ter regressado à casa da família queixando-se de ter sido objecto de violência doméstica. Aisha acabou por receber apoio de uma ONG e das tropas norte-americanas e vive hoje nos Estados Unidos, pode-se ler no site da organização do concurso de fotografia.
Aisha foi oferecida a um marido violento como forma de paga de uma divida de família. Devido aos maus tratos tentou fugir de novo para casa. Como castigo o regime Taliban determinou que deveria ser desfigurada desta maneira.
Acabou por ser encontrada e ajudada por uma equipa norte-americana de cirurgiões que a levaram para os EUA para ser alvo de cirurgia reconstrutiva.
Uma imagem que vale mais que mil palavras!
ResponderEliminarChocante!
Um alerta para a condição da mulher que em muitos países do mundo ainda é discriminada e subjugada ao poder do marido.
É nosso dever contribuir para que todas as jovens como vós possam ter alternativa de escolha e acesso à sua educação! Profª Débora
Quem deu a ideia desta postagem, quem foi?
ResponderEliminarNão sei se foram várias pessoas, mas sei que eu fui uma delas :D
A professora Débora tem toda a razão e é importante que a população veja estas imagens chocantes para que fiquem sensibilizadas à realidade do mundo que nos rodeia.
Beijinhos